top of page

Sobre Virgínia Stela

Arquiteta e Paisagista, 
Mestre em Educação, Arte e História da Cultura e Arteterapeuta.

 

Movida pelo desejo de construir e compartilhar conhecimento na área de arquitetura, urbanismo e projeto social - os quais pudessem resultar em elementos para a reconstrução da qualidade de vida em nossas cidades – sempre estive em contato com profissionais e estudantes que dividiam o mesmo desejo.

Durante a faculdade, tive a oportunidade de participar de atividades estudantis, as quais foram uma segunda escola para mim. 

 

Nelas, subi morros, entrei em favelas, conheci de perto a dura realidade de quem vive em condições muito precárias de habitação e de urbanização, mas que ainda assim, encontra e constrói poesia em suas vidas, através de espaços urbanos humanizados e humanizantes. 

 

Em 1998, 1999 e 2000, já graduada, ajudei a sonhar e a realizar o curso piloto (1999) e o segundo curso (2000), de um curso de capacitação para trabalhos voltados a comunidades economicamente desfavorecidas, indígenas e tradicionais - o atual GSA, Escola de Guerreiros Sem Armas.

 

No mestrado, em 2005, escolhi como objeto de estudo, o SESC Fábrica da Pompéia, de autoria da arquiteta Lina Bo Bardi, por entender a importância da humanização dos espaços arquitetônicos através da compreensão, respeito e valorização cultural, social e artística de cada lugar.

 

Em 2007, iniciei um trabalho de criação e coordenação do grupo "Gira-Gaia Artesanato", o qual contava com 46 artesãs.

 

Logo em seguida, em 2008, criei o "Projeto Libertas" que ministrava oficinas de arte-educação para os filhos dessas artesãs. O projeto tinha como meta atender 40 crianças. Contudo, todo o bairro se mobilizou para participar das oficinas e ampliamos a cobertura para atender 100 crianças e adolescentes. Tal projeto, levou-me a especialização em arteterapia em 2009.

 

Em 2010, iniciei os trabalhos em arteterapia com dois grupos de adolescentes carentes: um da zona rural e outro urbano - os quais também faziam parte do Projeto Libertas.

 

Em 2013, coordenei a fundação do "Instituto Maiêutica" - de desenvolvimento humano - em Cambuí- MG, do qual fui diretora até dezembro de 2015.

 

Atualmente, sou facilitadora de círculos de mulheres, com enfoque arteterapêutico e também atendo outros públicos através da arteterapia. (Ver site:                           )

 

Também atuo como facilitadora do "Programa Muitação" do Instituto EcoSocial.

bottom of page