
Intervenção Urbana
O Contato com a Dimensão Sensorial, Afetiva e Humana
da Profissão




Os Encontros de Estudantes de Arquitetura foram para mim uma segunda escola. Neles, subi morros, entrei em favelas, conheci de perto a dura realidade de quem vive em condições muito precárias de habitação e de urbanização.
Aprendi que os moradores desses lugares são pessoas que sonham, que planejam, que constroem mundos poéticos dentro da adversidade. Mundos onde, muitas vezes, a ajuda mútua e o senso de comunidade pulsam forte.... outras, a indiferença e o individualismo falam mais alto, mas ainda assim, continuam a sonhar com um mundo melhor, mais justo e solidário.
E.... sempre que lhes é dada a oportunidade de se organizarem e se unirem para transformarem positivamente algo em suas comunidades, isso acontece de forma quase instintiva.
Os trabalhos apresentados, foram realizados em três cidades:
Valparaíso - Chile - 1995
Montevidéu - Uruguai - 1996
Campinas - São Paulo - 1998
É importate ressaltar que todas essas atividades foram realizadas durante apenas uma semana.