top of page

Intervenção Urbana

O Contato com a Dimensão Sensorial, Afetiva e Humana
da Profissão

Os  Encontros de Estudantes de Arquitetura foram para mim uma segunda escola. Neles, subi morros, entrei em favelas, conheci de perto a dura realidade de quem vive em condições muito precárias de habitação e de urbanização. 

Aprendi que os moradores desses lugares são pessoas que sonham, que planejam, que constroem mundos poéticos dentro da adversidade. Mundos onde, muitas vezes, a ajuda mútua e o senso de comunidade pulsam forte.... outras, a indiferença e o individualismo falam mais alto, mas ainda assim, continuam a sonhar com um mundo melhor, mais justo e solidário.

E.... sempre que lhes é dada a oportunidade de se organizarem e se unirem para transformarem positivamente algo em suas comunidades, isso acontece de forma quase instintiva.

Os trabalhos apresentados, foram realizados em três cidades:

Valparaíso - Chile - 1995

Montevidéu - Uruguai - 1996

Campinas - São Paulo - 1998

É importate ressaltar que todas essas atividades foram realizadas durante apenas uma semana.

bottom of page